O principal objetivo do GeNE é atrair ideias inovadoras que estejam na fase de conceito/protótipo e que atendam as seguintes premissas:
- Tenham sido desenvolvidas por discentes regularmente matriculados em cursos de graduação, técnicos ou tecnólogos da área de TI ou afins (os autores devem ser alunos em nível de graduação/técnico, ou terem concluído o curso a partir de 2014);
- Resolvam um problema real que tenha demanda de mercado ou que atenda uma nova demanda para os próximos 12 meses;
- Tenham um forte apelo tecnológico utilizando ou integrando várias tecnologias inovadoras;
- Possam ser comprovadas e demonstradas tecnicamente;
- Não tenham sido premiadas em edições anteriores do evento e/ou eventos similares;
- Não sejam frutos de plágio.
É importante salientar que os direitos autorais dos projetos submetidos ou premiados pertencem aos seus respectivos autores, reservando-se aos órgãos envolvidos na organização do GeNE a prerrogativa de publicá-los e/ou divulgá-los por qualquer forma ou processo, em conjunto ou separadamente.
Submissões
Os projetos serão inscritos por equipes compostas por dois ou três alunos, preferencialmente, orientados por um professor (não obrigatório). As submissões deverão ser feitas exclusivamente por via eletrônica, obedecendo o formato de um relatório conforme previsto no item “Seções do Relatório” (ver abaixo).
Os autores devem identificar-se apenas no formulário de submissão, mas não no relatório submetido. Quaisquer partes do artigo que possam de alguma forma identificar os autores ou instituições devem ser substituídas por “Xis” (Universidade Xis, por exemplo). Somente a versão final, caso aprovada, deverá conter os nomes dos autores e respectivas instituições.
O processo de revisão e dos trabalhos a serem apresentados será conduzido de forma anônima (blind review) e qualquer proposta será analisada por pelo menos dois revisores.
Seções do Relatório
Os itens do relatório deverão ser redigidas em folhas numeradas sequencialmente obedecendo à estrutura do relatório e normas de formatação descritas abaixo:
Formatação
- Quantidade de páginas: 3 a 5;
- Papel: A4 (21 x 29,7 cm);
- Espaçamento entre linhas: 1.5 cm;
- Fonte: Arial, tamanho 12;
- Margem superior, inferior e esquerda: 2.5 cm. Margem direita: 2 cm. Cabeçalho e Rodapé: 1.25 cm;
- Formato do arquivo: pdf.
Estrutura do Relatório
A Ideia – Faça um breve histórico sobre a ideia a ser abordada, assim como as motivações que levaram os autores a proporem o projeto. Defina o seu produto claramente, o que ele faz (evite detalhes de como ele funciona) e o que torna ele diferente sobre o que ele faz. Você deve incluir também citações de especialistas de mercado para validar o problema detectado. Convença o leitor que o seu produto resolve um problema real de mercado de uma maneira eficaz e inovadora.
Análise de Mercado e Competitividade – Descreva as oportunidades para o seu produto e serviço. Defina um segmento de mercado que representa a melhor oportunidade de comercialização e por que você escolheu este mercado. Inclua o tamanho deste segmento diretamente relacionando o produto/serviço.
Capacidade de Realização – Coloque a tecnologia e o seu estágio de desenvolvimento em uma perspectiva. Descreva se a sua tecnologia é derivada de um trabalho existente, os resultados de um experimento de prova de conceito, um protótipo de laboratório ou até mesmo o ciclo de vida de desenvolvimento. Inclua estimativas de tempo e custo para criação de um protótipo que pode ser apresentado para potenciais clientes. Descreva como a sua tecnologia continuará superior às existentes.
Proposição de Valor – Defina o valor da oportunidade em termos de tamanho de mercado, valor do produto para potenciais clientes e os custos de colocar o seu produto no cliente. Nesta seção, deverá ser indicado por que o cliente comprará o seu produto.
Riscos e Ameaças ao seu Produto – Descreva os principais riscos e ameaças para entrar no mercado proposto. Inclua informações relevantes sobre regulações, decisões de compra, cadeias de suprimento relacionadas ao seu produto ou outras características do seu mercado que devem ser superadas.
Concorrência – Identifique os concorrentes e seus pontos fortes e fracos, canais de distribuição, custos e preços de venda praticados, políticas de crédito e formas de divulgação.Na primeira fase, as equipes deverão submeter o relatório como forma de inscrição na competição.
Formato da Competição
Na primeira fase, as equipes deverão submeter o relatório. Em seguida, os trabalhos serão avaliados por no mínimo dois revisores. As equipes com trabalhos selecionados deverão submeter a versão final do trabalho contendo as alterações sugeridas, caso existam.
Por fim, as equipes farão uma apresentação oral para uma banca de juízes em um tempo máximo de 15 minutos durante a programação oficial da competição. No dia do evento, será disponibilizado um computador com projetor multimídia para as equipes.